"Popularidade? É da glória um troco pequeno." 
Victor Marie Hugo

GLÓRIA (lat. glorĭa,ae 'id.) SINÔNIMOS: notoriedade adquirida por feitos heróicos ou grandes méritos, obras ou por suas extraordinárias qualidades. Pessoa ou obra famosa; motivo de orgulho, de exaltação. Grandeza, honra, grande beleza; esplendor, fausto, magnificência ou beatitude celeste.

POPULARIDADE (lat. popularĭtas,ātis 'afeição ao povo, inclinação a favorecê-lo') SINONIMOS: Caráter de uma pessoa que tem as simpatias do povo; estima ou preferência pública.


E nesse jogo perigoso, incontáveis buscam, antes, o “troco pequeno”, a tão ambicionada popularidade, em lugar daquilo que naturalmente daria consequência a ela... Mas, como nada na vida se constrói às avessas, nenhum edifício eleva-se às alturas sem alicerces bem sólidos, a popularidade vem pobre, sozinha, desamparada, ignorante, sem glória, sem extraordinárias qualidades, sem nada.... A pressa é grande... A pressa tem sido grande... Não raras vezes associa-se (por ser tão desamparada) à hipocrisia que “é a homenagem que o vício presta à virtude” na máxuma de Fraçois La Rochefoucald.

A palavra hipocrisia (de raiz grega) designava, originalmente, ator de teatro. Quando Jesus chamava os fariseus de hipócritas era o mesmo que hoje chamarmos alguém de “fingidor” de “artista”.
Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia.
Mt. 23:27
“As opiniões do vulgo são muito inconsistentes, disso tenho experiência própria. Estejamos atentos aos nossos deveres, porque a ignorância sempre está pronta a transitar da maldição ao elogio e vice-versa. É bem possível que daqui a algumas horas me considerem um deus. Com efeito, quando viram que ele não acusara nem mesmo a mais leve impressão de dor, os indígenas passaram a observá-lo com entidade sobrenatural. Já que se mantivera indene ao veneno da víbora, não poderia ser um homem comum, antes algum enviado do Olimpo, a que todos deveriam obedecer.”
Palavras do Apóstolo Paulo a Timóteo e Lucas quanto na ilha de Malta, por conta de um naufrágio, rumo a Fenix.
Emmanuel – Chico Xavier
Livro Paulo e Estevão

Resta-nos suplicar a Jesus a completa (ou possível) consciência de que somos educandos na escola planetária e que nosso empenho maior deve ser não reincidir em antigos erros, porfiar nos deveres em silêncio, oração e lágrimas, buscando a ascensão espiritual, tendo no Evangelho a diretriz segura da qual necessitamos. Certamente será muito constrangedor ouvirmos, quando de retomo à Casa Verdadeira: “Já recebestes o vosso galardão”: o “troco pequeno”.

E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. 
Mateus, 6:5

Helaine C. Sabbadini
Muriaé, 09/11
/15



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DEGUSTAÇAO - LIVRO FLORES DO CEDRON - EDITORA LACHÂTRE / PRELO

Elizabetta de la Paz - lançamento pela Editora Lachâtre

Francisco de Assis - O Alter Christus Lançamento Julho 2014 - Ed. Lachâtre